Essas coisas da vida, assim sem mais... Recordando, rabiscando pensamentos, divulgando uma coisa ou outra, uma notícia qualquer. Divagando as chatices necessárias, falando besteira, rasgando seda, afogando tristezas, abanando brasa e falando de coisas alheias. Nos dias de tédio, uma página em branco. Dias de páginas em branco nem sempre é tédio. E, qual é o remédio? Ser aleatório e maciço, pois de gente quadrada e oca o mundo já está farto.











segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ex invidia!

Estive esses dias pensando nos padrões clássicos de comportamento, um deles é o da pessoa insatisfeita, para não dizer infeliz ou até mesmo invejosa. Os ataques de inveja são os únicos em que o agressor, se pudesse, preferia fazer o papel da vítima, uma vez que a pessoa invejada se encontra na condição desejada pelo sofredor . Usa de artifícios baixos, inconveniências, e abuso da bondade de outras pessoas como instrumento do seu prazer, como se isso compensasse a sua infelicidade. O tempo vai seguindo o seu curso, as pessoas vão passando por ele em busca do amor, da alegria, do bem estar, mas o invejoso não acompanha tal ritmo pois se encontra ocupado demais em avacalhar a vida do outro. Geralmente, são pessoas com dificuldade de aceitar a realidade, que não se desapegam das coisas que já passaram e vivem alimentando uma esperança de algo que não pode mais voltar, usando como subsídio a memória de páginas já viradas [que apenas ela não vê]. Li algo que se aplica perfeitamente a tal condição, e cabe a qualquer pessoa invejosa:

 "A vaidade e o orgulho, esses dois gigantes da imoralidade, filhos diletos do egoísmo, combinados proporcionalmente com a inveja, formam um trio de ferro corrosivo, uma espécie de três mosqueteiros às avessas. Um triunvirato repugnante e nauseabundo, espécie de tríade repulsiva e sinistra. Se nos consideramos mais merecedores do que o próximo, imaginando que seria mais “justo” que aquele objeto/pessoa fosse de nossa propriedade, essa fantasia traz consigo um ranço de origem, proporcionado pela inveja[...]
O invejoso não suporta ver um novato invadir espaços que ele, em sua santa indolência, deixou de ocupar por pura incompetência e comodismo. Se sente atingido, usurpado e se agarra, com unhas e dentes, ao espaço que ele acha que é seu e somente seu. Uma sutileza interessante, já que o homem pré-histórico, movido pelo instinto brutal, destroçava o seu algoz, a fim de se apropriar de seus pertences. O tempo passou, a evolução se processou como convém à estrutura das leis naturais, mas o princípio permanece o mesmo. O invejoso passa para o boicote, vai minando com fofocas e pequenas atitudes estrategicamente montadas, a fim de destruir a felicidade do próximo. Quer provar, ao menos para si mesmo, que o espaço é dele, e somente dele[...]" 

É muito triste a pessoa não ter objetivos, não ver em si uma razão para viver melhor. É triste a gente estar no caminho em busca da Luz, da Paz e do Amor e encontrar algumas pessoas fazendo o caminho inverso, em comunhão com sentimentos mesquinhos e querendo arrastar quem estiver por perto só para não sofrer sozinho. Eu desejo que haja mais amor dentro do coração, e não falo daquele amor "achando que sofrer é amar demais", e sim do amor próprio, do amor pelas coisas boas que existem. Sempre que noto a presença negativa da inveja rondando a minha felicidade, eu mentalizo ou até mesmo ponho em alto e bom som  uma música do Gonzaguinha, e dedico ela a todas as pessoas que agem em nome do bem e também àquelas que precisam trilhar mais por esse caminho:


Pode chegar que a festa vai é começar agora
E é prá chegar quem quiser, deixe a tristeza prá lá
E traga o seu coração, sua presença de irmão
Nós precisamos de você nesse cordão

Pode chegar que a casa é grande e é toda nossa
Vamos limpar o salão, para um desfile melhor
Vamos cuidar da harmonia, da nossa evolução
Da unidade vai nascer a nova idade
Da unidade vai nascer a novidade

E é prá chegar sabendo que a gente tem o sol na mão
E o brilho das pessoas é bem maior
Irá iluminar nossas manhãs
Vamos levar o samba com união
No pique de uma escola campeã

Não vamos deixar ninguém atrapalhar a nossa passagem
Não vamos deixar ninguém chegar com sacanagem
Vão 'bora que a hora é essa e vamos ganhar
Não vamos deixar uns e outros melar

Oô eô eá, que a festa vai apenas começar
(O homem falou) 




É isso aí, como eu sei que a inveja passou por aqui para dar uma olhadinha no que ando pensando, tenho a certeza de que o meu recado foi dado. E como eu também sei que ela ainda irá esperar de mim a reação que deseja, deixo um último suspiro, um grito de vitória sobre a pouca mentalidade, ou ainda, sobre a grande capacidade de não se bastar com o que se tem, com o que se é:

Nunca confronte com um idiota. Ele te leva ao nível dele e depois vence por experiência!



2 comentários:

  1. Rapaz, aí eu vi falar bonito! Rsrsrs... Concordo plenamente, realmente a felicidade incomoda muita gente mal amada!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Jô, não é mole não! ihihihihih
    Mas eu canto assim também:
    "eu vou torcer pela paz, pela harmonia, pelo amor"
    e quem quiser ser diferente, que seja!
    Bjinhos

    ResponderExcluir